top of page

Gerenciamento de Projetos

 

Consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, com o intuito de atender às suas demandas. 

 

É realizado através da integração de cinco grupos de processos e dez áreas de conhecimento, assim, os gerentes de projetos podem padronizar tarefas rotineiras para obter resultados repetitivos e reduzir o número de tarefas que poderiam ser negligenciadas ou esquecidas durante o projeto.

 

Os Grupos de processos de gerenciamento de projetos se sobrepõem ou interagem entre si conforme a fase do projeto:

 

  • Iniciação:  autorizam o começo do projeto ou a fase.

  • Planejamento:  definem objetivos e selecionam o melhor esquema de trabalho para cumprir os objetivos propostos do projeto.

  • Execução: coordenam pessoas e outros recursos para conduzir o plano.

  • Monitoramento e controle: asseguram que os objetivos do projeto são alcançados através do monitoramento e medição do progresso, identificando variações do plano e executando ações corretivas.

  • Encerramento: formalizam a aceitação do projeto ou da fase e dirigem o projeto para um fim adequado.

 

Esses processos de gerência de projetos são executados por meio de um ou mais processos organizados em dez áreas de conhecimento da gerência de projetos:

 

  1. Integração: apresenta os processos necessários para assegurar que os elementos envolvidos no projeto sejam adequadamente coordenados.

  2. Escopo: apresenta os processos necessários para assegurar que o projeto contemple o trabalho requerido, e para completar o projeto com sucesso.

  3. Tempo: apresenta os procedimentos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto.

  4. Custo: apresenta os procedimentos necessários para assegurar que o projeto seja concluído dentro do orçamento previsto.

  5. Qualidade: apresenta os procedimentos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto serão satisfeitas.

  6. Recursos Humanos: apresenta os procedimentos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto.

  7. Comunicações: apresenta os procedimentos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e apresentação das informações do projeto sejam feitos de forma adequada e no tempo certo.

  8. Riscos: apresenta os procedimentos que dizem respeito à identificação, análise e resposta aos riscos do projeto.

  9. Aquisições: apresenta os procedimentos necessários para a aquisição de bens e serviços fora da organização que desenvolve o projeto.

  10. Partes interessadas: apresenta os procedimentos necessários para assegurar os interessados do projeto, pode ser pessoas da equipe, grupos de pessoas, organizações ou instituições com algum tipo de interesse ou que poderão ser afetados pelas atividades ou pelos resultados do seu projeto.

 

 

 

bottom of page